terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Mais Estremoz....

II- Visita da Exposição Temporária

Evolução- Resposta a um planeta em mudança


Uma exposição de carácter educativo que se desenvolve em torno de blocos temáticos, divididos por módulos. Os primeiros, procuram dar alguns conceitos básicos à compreensão da temática da exposição, e os seguintes, abordam as principais etapas evolutivas do nosso planeta bem como as correspondentes alterações nas formas de vida por elas desencadeadas (ou que as desencadearam).

Do ponto de vista expositivo, desenvolve-se em torno de três tipos de módulos:

. Modulos expositivos: tratam essencialmente da exposição de objectos (na maioria fósseis, mas também meteoritos e rochas pouco frequentes mas fundamentais para a compreensão da temática tratada), que representam instrumentos usados na construção dos conceitos apresentados. Os visitantes têm acesso a um conjunto rico e representativo da evolução da Vida na Terra.

. Módulos computacionais: embora esta seja uma exposição que se desenvolve, essencialmente, em torno da exibição de peças geológicas, incluem-se na mesma dois postos de trabalho com computadores.

. Módulos gráficos: incluem textos e imagens que são um elemento fundamental da exposição, pois é através deles que o visitante receberá a maior parte da informação.

4550 Ma- Idade da Terra Os fósseis, minerais e rochas serão apenas pedras ou símbolos da dinâmica do nosso planeta? São as palavras dos geólogos, onde se lê a história da Terra.
Começava assim a exposição, o que me agradou logo pois sempre gostei de escrever com fósseis!
A Terra é um planeta dinâmico e tal como tudo no nosso Universo teve um nascimento, um período de crescimento e maturação, e terá inevitavelmente uma morte.
A escala dos tempos geológicos divide-se em Eons, Eras, Períodos... e os fósseis são, nada mais, nada menos do que acasos improváveis na história da Terra. A amostragem que existe não é significativa dos seres que viveram desde o princípio da história da Vida e, na grande maioria, apenas fossilizam as partes duras dos organismos, o que reduz a quantidade de seres fossilizados. Os tipos de fossilização tambem não são todos iguais. Vão desde conservação parcial, nalguns casos raros, como os mamutes da Sibéria ou pequenos insectos em âmbar, a mineralição, onde há substituição molécula a molécula por uma substância mineral que mimetiza as formas do ser original, moldagem interna, externa ou contramoldes, onde o ser não é conservado, ficando apenas um molde da sua forma, a incarbonização, mais frequente em plantas e onde há substituição dos elementos voláteis por carbono.



Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket.

...continua um dia destes.

Sem comentários: