quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Afinal Plutão não é planeta...

Plutão


"Após grandes e intensas controvérsias sobre esta decisão, a IAU acabou por votar hoje, por unanimidade, na sua XXVI assembleia-geral, a exclusão de Plutão da categoria de planeta com pleno direito a figurar no sistema solar.

Os mais de 2.500 astrónomos de 75 países reunidos na capital da República Checa reconhecem desta forma que se cometeu um erro quando se outorgou a Plutão a categoria de planeta em 1930, ano da sua descoberta.

Deste modo, a definição adoptada hoje preenche um vazio que existia neste campo científico desde os tempos do mítico astrónomo polaco Copérnico (1473 a 1543).

A nova definição contempla três grupos de planetas: o primeiro com os oito planetas «clássicos» - Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano -, o segundo com os asteróides e o terceiro grupo com Plutão e o novo objecto UB-313, descoberto no ano passado.

Plutão, descoberto há 76 anos pelo cientista norte-americano Clyde Tombaugh (1906-1997), foi objecto de disputa durante décadas, sobretudo devido ao seu tamanho, que tem sido reduzido ano após ano até aos 2.300 quilómetros de diâmetro actualmente estabelecidos.

Desta forma, Plutão é muito mais pequeno do que a Terra (12.750 quilómetros) mas também do que a lua terrestre (3.480 quilómetros) e inclusivamente do que o UB-313 (cerca de 3.000 quilómetros), que contudo se encontra bem mais longe do Sol.

Outro argumento contra Plutão é a forma pouco ortodoxa da sua órbita, cuja inclinação não é paralela à da Terra nem à dos outros sete planetas do sistema solar.

O projecto original da IAU, que causou um intenso interesse mediático na semana passada, previa o alargamento para 12 planetas: os oito «verdadeiros» planetas, os três anões (Plutão, Ceres e UB- 313) e Caronte, que se mantém como lua de Plutão."

in Diário Digital

Pois é, lá vamos nós contrariar o que aprendemos, mas como diz o provérbio: é viver e aprender.

2 comentários:

Don Martins disse...

Bem, assim ninguém se entende. Já haviam teorias que plutão era uma ex-lua de Neptuno. Se a nossa Lua como todas as outras são consideradas planetas secundárias, e seesta teoria corresponder à realidade, então Plutão deverá ser considerado planeta, pelo menos secundário (apesar de ter a sua translacção autónoma em volta do Sol e própria rotação - o que lhe deveria dar estatuto de planeta, pelo menos segundo a defenição do dicionário).

TiagoF disse...

Pois é Don, qualquer dia voltam a dizer que a Terra é o centro do Universo...