sábado, 5 de agosto de 2006

Os meus amigos da Bela Vista...

Os outros quatro (by Loca....)


...vão-se quase todos embora da escola.
Com a junção das duas escolas ficou um número excessivo de professores para as turmas que vão existir. Porque este processo é sempre complicado, a DREL (ou sei lá quem) abriu uma espécie de concurso especial para que parte dos professores saísse para escolas próximas onde tivessem horários. A maioria vai para a Secundária do Bocage e D. Manuel Martins, alguns vão para a Luísa Todi ou Secundária de Palmela, outros vão ficar, tristes porque queriam sair ou tristes porque os seus amigos saíram. Agora sim, conseguiram separar o belo grupo de docentes que estava junto há mais de uma década, que trabalhava em prole da escola e dos alunos, que se apoiava mutuamente e recebia de braços abertos quem viesse de novo, que nos fazia sentir que, apesar de tudo, É BOM SER PROFESSOR!
Eu, fiquei tristíssima com este processo todo. Só estive um ano na Bela Vista, o meu ano de estágio, com uma turma do 12º ano de Geologia, a maioria repetentes e pouco trabalhadores e, uns oitavos problemáticos, com alunos gandulos e desinteressados, que me partiram a porta do carro porque eu pus um na rua, que ameaçaram que me batiam mas que ficaram meus amigos no final do ano. Desde esse ano, tenho tentado no concurso anual, voltar à Bela Vista, receosa, por um lado, porque as turmas dão muito trabalho, mas sempre desejando que isso acontecesse porque lá é que me sinto bem. E nunca consegui. Uns anos porque os QZP só eram colocados até 18 horas e o horário disponível só tinha 17 horas, outros porque, porque... sei lá mas, continuei a ir à escola quase sempre semanalmente. Ia lá visitar os meus amigos, beber uns cafézitos, corrigir os testes dos meus alunos de outras escolas, corrigir os exames nacionais e pintar azulejos. Lá eu tinha um espaço meu, na sala dos fumadores ou na sala das artes onde ensinei alguns colegas a pintar azulejos, onde aprendi outras artes com colegas interessantes e, onde passei parte do meu tempo livre, em boa companhia e, sabendo sempre que, ali eu era sempre bem recebida.
Agora acabou-se!

PS. O que me consola é que os velhos retrancas das outras escolas vão ficar f****** com a entrada directa de professores tão novos nas duas escolas mais cobiçadas de Setúbal.

2 comentários:

DavidPN disse...

A bela vista e aquela base....
Nnc la fui, mas dixem k tm bons monumentos de arquitectura nacional, d melhor k ha.Atao pa partir portas d carro, melhor inda, foram amigos. Alguns costumam partir dentes, neste caso, foram carros. Era uma piada...

O ensino em Portugal esta cada x pior, n bastavam os ministros k dps paxam a td uma comunidade escolar (sim, os ministros d educação n contam pa comunidade).

Haja sorte no futuro...

Beijinho*paxe no meu...

Anónimo disse...

pois é as saudades já sao muitas nunca esquecerei o grupo de professores da bv pois eram como uma familia para os alunos o meu muito obrigado gostava de manter o contacto com esse grupo fabuloso de professores que durante dois anos fizeram com que eu acreditasse em mim nomeadamente a professora carolina,rui ermitao e anabela. aqui fica o meu email: tiago-barros@hotmail.com