terça-feira, 19 de setembro de 2006

Saga Geométrica

A pedido de alguns escrevo aqui o meu relato na primeira pessoa da minha infame saga da Geometria Descritiva.

Prólogo

Tanto em Orientação Escolar como no Instituto de Orientação Profissional foi-me dito que, supostamente, seria necessário Geometria Descritiva para entrar para a universidade para qualquer um dos curso que eu quero.
No início do Verão, quando as matrículas abriram teríamos conseguido juntar o número de pessoas necessárias (15) para abrir turma, deixando-me descansado sobre o assunto durante o resto do verão.

Capítulo 1º: Paradoxo

A Geometria Descritiva começou a ser também a dísciplina que me deu várias dores de cabeça. Que não houvesse alunos suficientes para abrir a dísciplina, tudo bem, agora que cerca de 20 pessoas desapareçam em pleno ar, não me convenceu. Tudo começou no dia em que fui ver os horários e reparei que estranhamente faltava a dita dísciplina, que se tivesse sido aberta estaria nos horários. O facto é que não foi, e ao contrário do que o conselho executivo se comprometeu, não me avisaram, e ao contrário do que juraram a pés juntos, não avisaram a maioria das pessoas, pelo menos toda a gente com que eu falei que se tinha inscrito.
Mais, tentaram convencer-me para me increver como aluno externo pois que me arranjavam professor particular (não podem arranjar para uma turma mas conseguem arranjar privado, interessante... ou então duvidoso...), referindo certo aluno a quem fizeram isso por ser campeão de orientação da escola e não queriam que ele fosse transferido. Mais uma vez puseram as mãos por entre os pés, pois eu conheço tanto o aluno como os seus pais. Após uma breve conversa com o pai pude concluir que, de facto, o filho teria querido Geometria Descritiva, mas nunca conseguiu inscrever-se por não haver turma, tendo seguido outro percurso escolar, desmentindo assim os dois membros executivos que tinham falado comigo.
As pessoas então inscritas em Geometria Descritiva foram automáticamente registadas em Aplicações Informáticas sem qualquer aviso (como eu). Tentaram ainda convencer-me a seguir Aplicações Informáticas, argumentando que "só estúpidos e cábulas é que tiravam menos de 18 nessa dísciplina..." (como se me conseguissem comprar assim!).
Apesar de tentar esconder, notou-se que o director começava a ficar sem paciência por argumentar contra ele (nunca mostrei falta de respeito). A situação ficou em aberto, mas ainda me restava reunir (novamente) 15 pessoas e tentar abrir turma (o que o director me garantira, se as conseguisse reunir).

Capítulo 2º: Negação

Após algum esforço consegui reunir as 15 pessoas, contando com as que já se tinham inscrito a Geometria Descritiva na altura própria. Quando nos apresentamos na secretaria, fomos enviados ao director, que mal nos viu mandou-nos logo para trás, alegando que todos aqueles que se inscreviam a Geometria Descritiva como disciplina extra-curricular não contavam para abrir turma, sobrando apenas a minha como inscrição legítima.
(Um dos meus colegas afirma ter ouvido o director dizer a um professor qualquer coisa do género: "Temos que fazer qualquer coisa em relação aos extra-curriculares"...)????!!...

Capítulo 3º: Descoincidência

Não conseguindo abrir Geometria Descritiva restava-me a hipótese de pedir transferência. No entando, ao informar-me sobre exames de admissão à faculdade apercebi-me que as coisas não eram bem como me tinham dito tanto em Orientação Escolar, como no Instituto de Orientação Profissional. Seria apenas necessário Matemática e Física para entrar naquilo que quero. Decidi então continuar com a Biologia e Geologia.
Fui, só para descansar, ao gabinete de Orientação Escolar falar com a psicóloga para esclarecer as minhas dúvidas. Esta disse-me que realmente teriam existido as pessoas necessárias para abrir a dísciplina mas que o ministério não tinha permitido a abertura da turma(!?).


Epílogo


Acabei por me matricular a Biologia e Geologia, apesar de um membro do conselho executivo me dizer que os exames de admissão à faculdade ainda poderem vir a ser alterados. Perguntei-lhe se poderiam voltar a pedir o exame de Geometria Descritiva. Responderam-me que em princípio não. Espero bem que não!...

3 comentários:

Loca disse...

Editei porque tinha erros ortográficos.
:))

Don Martins disse...

LOL

DavidPN disse...

HÁ COM CADA HISTÓRIA...
EU FUI CUMPLICE, O TIO UM VILÃO...

LOL