terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Centro de Ciência Viva- Estremoz

Objectivos da Visita:
  • Reconhecer as contribuições da Geologia nas áreas da prevenção de riscos geológicos, ordenamento do território, gestão de recursos ambientais e educação ambiental.
  • Assumir opiniões suportadas por uma consciência ambiental com bases científicas.
  • Aceitar que muitos problemas podem ser abordados e explicados a partir de diferentes pontos de vista.
  • Assumir atitudes de rigor e flexibilidade face a novas ideias.
  • Ver na investigação científica, também, uma via importante que pode contribuir para a resolução de muitos problemas.
  • Desenvolver atitudes e valores inerentes ao trabalho individual e cooperativo.
  • Assumir atitudes de defesa do património geológico.

    III- Visita à pedreira de extracção de mármore
    A acção ao vivo. As rochas ao serviço do Homem.
    Os mármores existem mesmo, encontramo-los à superfície e podem ser explorados. Como? Para quê?


Na pedreira tivemos como guia a dra. Cristina que explicou como aparecem os mármores nesta região e o porquê das minas serem a céu aberto. O mármore encontra-se em dobras anticlinais e, por isso, prolonga-se em profundidade. A sua extracção tem que acompanhar estas dobras, portanto ser feita no sentido da estratificação, o que só é possivel com este tipo de escavação: por patamares que vão descendo em profundidade e, fazendo um degrau a cada cinco metros.

A água que é bombeada é reaproveitada. De um lado têm serração com serras de diamante para obter fatias finas de rocha e do outro, cortam-se quadrados de rocha com fio diamantado.
A classificação e valor comercial do mármore dependem da sua textura, existência ou não de veios, granulometria fina, média ou grosseira e cor. Esta, bem como a existência de veios dependem dos elementos químicos que existem durante a precipitação do calcário. As diferentes cores correspondem, portanto a impurezas. Assim, mármore cinzento implica existência de argilas, rosa existência de óxidos de ferro e, mármore cor de vinho tem na sua composição óxidos de manganês.

2 comentários:

Homer and/or Bart Simpson (10C) disse...

À pois é! O Homer contra-ataca. Estas fotos são magnificas... e mais a guia está no seu melhor (até parece que estava a fazer pose para um desfile)!
Mais uma vez nós (aqueles que digitam este tão aclamado post) preferimos manter o nosso nomo em anonimato, porque achamos por bem (para não sofrermos represálias) que se saiba que o nosso nome são nomeada e mormente Diogo e Eduardo. Sendo assim utilisamos os nomes fictícios respectivamente Homer e Bart Simpson (nomes que nos vieram à cabeça por influência desconhecida)!

Loca disse...

:))